A tecnologia híbrida é uma conjugação do motor a gasolina tradicional com um motor elétrico que realiza várias funções.
Tecnologia Full Hybrid
Composição
1 motor térmico
Caixa de velocidades automática multimodo sem embraiagem
1 bateria de tração de 280 V autorrecarregável
Carregamento da bateria
Sem necessidade de ligação a uma tomada elétrica, a bateria carrega-se em andamento através da energia recuperada nas fases de travagem e de desaceleração.
O motor elétrico permite uma condução no modo 100% elétrico e fornece um aumento de potência ao motor térmico durante o resto do tempo. Também permite transformar a energia recuperada em eletricidade, para carregar a bateria de tração.
A caixa de velocidades multimodo permite a passagem automática entre 3 modos de condução:
* Em consumo em ciclo urbano
Tecnologia mild-hybrid
Composição
1 motor térmico
1 grupo gerador
1 bateria de 48 V autorrecarregável em andamento
Carregamento da bateria
Sem necessidade de ligação a uma tomada elétrica, a bateria carrega-se em andamento através da energia recuperada nas fases de travagem e de desaceleração.
O grupo gerador fornece ao motor térmico um aumento de binário nas fases de condução de maior intensidade energética, como os arranques ou acelerações.
Permite também carregar a bateria de tração de 48V.
Até 10% de poupança no consumo em comparação com um motor a gasolina equivalente.
Tecnologia Mild Hybrid
Composição
1 motor térmico
1 grupo gerador
1 bateria autorrecarregável em andamento
1 veio de transmissão às rodas traseiras
Carregamento da bateria
Sem necessidade de ligação a uma tomada elétrica, a bateria carrega-se em andamento através da energia recuperada nas fases de travagem e de desaceleração.
O grupo gerador fornece ao motor térmico um aumento de binário nas fases de condução de maior intensidade energética, como os arranques ou acelerações.
Permite também carregar a bateria de tração de 48V.
O 4X4 Terrain Control propõe 5 modos de condução:
Até 10% de poupança no consumo e de redução de CO2 em comparação com um motor a gasolina equivalente.
Tecnologia mild-hybrid + bicombustível GPL/gasolina
Composição
1 motor térmico
1 grupo gerador
1 bateria autorrecarregável em andamento
1 depósito GPL para além do depósito de gasolina
Carregamento da bateria
Sem necessidade de ligação a uma tomada elétrica, a bateria carrega-se em andamento através da energia recuperada nas fases de travagem e de desaceleração.
O veículo arranca sempre em modo a gasolina e pode, em seguida, alternar para o modo GPL.
Esta alternância é efetuada automaticamente ou de forma manual, através de um botão próprio.
O grupo gerador fornece ao motor térmico um aumento de binário nas fases de condução de maior intensidade energética, como os arranques ou acelerações.
Permite também carregar a bateria de tração de 48V.
Hybrid 155 | TCe 140 | TCe 130 4x4 | ECO-G 140 | |
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Tecnologia | Full hybrid | Mild-hybrid | Mild-hybrid | Mild-hybrid |
Energia | Gasolina + eletricidade | Gasolina + eletricidade | Gasolina + eletricidade | Gasolina + GPL + eletricidade |
Condução 100% elétrica | Sim (por fases) | Não | Não | Não |
Assistência do motor térmico | Sim | Sim | Sim | Sim |
Stop & Start | Sim | Sim | Sim | Sim |
Carregamento enquanto circula | Sim | Sim | Sim | Sim |
Arranque elétrico | Sim | Não | Não |
Não |
Poupança em consumo na utilização | Até menos 40% 1 de consumo | Até menos 10% 2 de consumo | Até menos 10% 2 de consumo | Até 40 € por depósito cheio |
1 Em ciclo urbano, em comparação com uma motorização a gasolina equivalente e consoante as condições de utilização do veículo e o estilo de condução do condutor
2 En ciclo misto, em comparação com uma motorização a gasolina equivalente e consoante as condições de utilização do veículo e o estilo de condução do condutor
A bateria de tração do sistema híbrido do seu Bigster tem uma garantia de 8 anos ou 160 000 km.
Sim, a autonomia do veículo híbrido é, consoante a utilização, superior à de um veículo a gasolina ou elétrico, pois pode alternar entre várias fontes de energia.
Com o motor TCe 140, a autonomia do Bigster é de mais de 780 km, mais de 900 km com o Hybrid 155 e até mesmo mais de 1400 km para o ECO-G 140 (autonomia acumulada com os dois depósitos, GPL + gasolina).
Trata-se de uma ligeira hibridação do veículo que permite uma assistência do motor térmico nas fases de arranque e de aceleração para diminuir o consumo e melhorar o desempenho. Ela não permite conduzir no modo 100% elétrico.
Por conseguinte, oferece uma condução mais suave e dinâmica ao mesmo tempo que permite poupar combustível em comparação com um motor a gasolina equivalente não eletrificado.
Não há nada mais simples: as baterias dos veículos híbridos (full hybrid ou mild-hybrid) não carecem de ligações específicas à corrente elétrica, pois carregam-se automaticamente em andamento nas fases de desaceleração ou de travagem do veículo.